sexta-feira, 25 de julho de 2008

ASTROLOGIA É ASTROLOGIA E NENHUMA OUTRA COISA

Ainda tem um tanto de estudiosos de Astrologia querendo provar a validade da Astrologia.
Alguns pretendendo que seja uma Ciência, outros que seja Arte, outros ainda, como eu mesmo pensava até a pouco tempo, que a Astrologia é uma Linguagem.
Tem também as variantes que elaboram a Astrologia Psicológica, ou Astropsicologia, tem também o AstroDrama, a AstroConstelação, a Astrologia Filosófica, e dentro disso tudo uma proposta de “multidisciplinaridade” para a pratica da Astrologia.
Estou aqui questionando tudo isso, e tenho uma afirmação a fazer:
Astrologia é apenas, pura e simplesmente, Astrologia.
Não é propriamente uma Ciência, uma Arte, uma Linguagem, e nem pode existir uma Astrologia Psicológica ou algo assim, porque a Astrologia é anterior a tudo isso e completa, absoluta em si mesma.
Certamente todas essas praticas e áreas de conhecimento podem utilizar os maravilhosos recursos da Astrologia, da mesma forma que a pratica da Astrologia contemporânea se utiliza das linguagens, técnicas e recursos que foram sendo desenvolvidos através dos tempos e que permitem uma maior compreensão dos ritmos, ciclos naturais e da interação do ser humano com esses movimentos da Natureza.
Porque é que alguns insistem tanto que a Astrologia tenha que ser outra coisa que não ela mesma? Matemática é apenas Matemática, musica é simplesmente musica, não importando o uso ou as infinitas variações que se dê a ela. Toda tem uma ciência enquanto método ou fundamentação, todas tem uma arte em si mesmas, e todas possuem seus próprios recursos lingüísticos, suas linguagens, mas cada uma dessas “coisas” é ela mesma. Isso esta valendo para a Astrologia.
Astrologia é Astrologia.
Quanto a tal “transdisciplinaridade” ou “multidisciplinaridade”, é evidente que o campo de possibilidades da Astrologia, já que ela abarca todos os movimentos possíveis da natureza e suas infinitas interpretações, é naturalmente, como sempre foi, trans ou multidisciplinar, sem precisar enquadrá-la nessa categorização. É absolutamente supérfluo querer colocar para a Astrologia algo que ela sempre foi, mesmo que isso esteja sendo percebido somente agora por alguns.


E em relação à Astrologia Psicologica, podemos afirmar que qualquer uso da Astrologia que envolva a compreensão das coisas, o uso da mente, a comunicação, o universo das idéias é "psicologica", que outra coisa poderia ser? Evidente que não estamos nos referindo ao uso da Astrologia por parte dos praticantes de Psicologia Clinica e suas variáveis. Isso não é "Astrologia psicologica", é apenas Astrologia aplicada à pratica dos psicologos, como pode ser tambem aplicada à pratica dos economistas e em muitas outras áreas.
E volto a repetir: Astrologia não é Ciência. Astrologia não é Arte. Astrologia não é Linguagem. Ela contém tudo isso, mas ela, a Astrologia é somente ela própria: Astrologia.
E não existe nada para provar em relação a si mesma e nem para ninguém.

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!
Concordo perfeitamente com a sua posição.
Aliás estou a fazer um exercício do meu curso onde tenho que escrever sobre o que é a astrologia para mim, se ciência, arte, linguagem e etc, e, vou certamente recolher algumas das suas ideias.